Você já foi, ou pode ser, ou ainda já ouviu falar sobre cobranças de prestação de serviços ou de compra de produtos que já foram pagos ou que nunca foram comprados?
Então isso é uma realidade, seja por “erro” no controle interno da empresa (ou até por dolo) há empresas que cobram valores que já foram pagos ou que o consumidor nunca utilizou ou comprou.
Quais os tipos de compras de produtos ou serviços que você corre esse risco?
Você não será cobrado por valores em que você pagou no ato, como ter abastecido o seu carro ou comprado pão na padaria. Situação em que você comprou pagou a vista ou passou o cartão de débito ou crédito.
Os valores que você pode vir a ser cobrado são genericamente:
a) Os ligados ao Municípios, Estado ou União: como pagamento de Impostos, Taxas e Contribuições.
b) os ligados a empresas privadas sob concessão de serviços públicos: como pagamento de Água, Luz, Concessionárias de Telefonia (Vivo, TIM, Claro...),
c) os ligados a contrato qualquer empresa ou pessoa física em que você assinou fisicamente ou “on-line”: como Escolas, Cursinho, qualquer Loja em que comprou no crediário, compra pela internet em que você constou seu cartão de crédito, ...)
O PROCON mantém atualizada a lista das empresas ou órgãos públicos em que há mais reclamações. Os campeões em reclamação dos consumidores são Telefonia (Vivo, Tim, Claro, ...), Bancos e Vendas “On-line”.
Exemplos de reclamações feita no PROCON.
“Eu fechei um contrato com a Vivo no valor de R$ 125,00 em relação ao plano família incluído no numero da minha esposa e da minha filha e R$ 35,00 referente ao meu número no mês de março paritr dai já começou a valer no mês de abril veio a primeira conta no vlor de R$ 156,00 dos celulares da esposa e filha R$ 69,00 no meu deu valor total de R$ 224,00 média. Já no mês de maio, a conta veio R$ 251,00 referente ao numero da esposa e filha e R$ 69,00 novamente referente ao meu número, ou seja referente ao contrato que foi fechado, nada está valendo... tentei ontem dia 18/05 e hoje dia 19/05 fala com o atendimento Vivo por varias vezes. As poucas que me atenderam depois de 20 a 30 minutos, uma vez informaram que a loja não incluiu os contratos para que fossem visualizados pelos atendentes e na outra o atendente informou que não podiriam fazer nada e que eu teria que resolver na loja que foi feito o contrato. Mas tem um problema. A loja que eu fechei fica no Shopiing Dell Rey em Belo Horizonte que no momento esta fechado devido a pandemia, sendo assim, como vou resolver esse problema??? Vo esperar meu nome sujar para que eu entre com um advogado e processe a Vivo? Não tem ninguém que seja capaz de resolver um problema tão simples que é adequar o valor que foi fechado? Ta complicado trator com essa empresa!”
Se você está sendo cobrado indevidamente, consulte um advogado para resolução do caso."
“Estou tentando cancelar minha TV por assinatura e não tô conseguindo. Pois diz que tenho que pagar uma multa no valor de plano fidelidade sendo que não fiz assinatura nenhuma de contrato e não fui informada que tinha que pagar multa em caso de cancelamento fiz o Meus contratos tudo pelo WhatsApp e nem um momento a vendedora me informou que tinha que pagar multa se caso quisesse cancelar aguardo retorno pra solução do problema ou procurarei meu direitos.”
“Não sei o porque estou no SPC Serasa por causa dessa dívida, se nunca andei em um banco Itaú.”
“Bom comprei uma tv no site das casas Bahia com menos de 7 dias após entrega a mesma apresentou problemas, então resolvi pedir devolução do mesmo por arrependimento, no caso foi feito protocolo de atendimento dia 20/04/2020, após 15 dias fizeram a coleta sendo que o prazo era de 7 dias corrido, após acoleta já estou esperando desde o dia 05/05/2020 o vale compras e o mesmo dizem que foi liberado e que eu usei e sobrou apenas 21 reais, é um descaso total falta de respeito na data de hoje falei com atendente de manhã que me tratou super mau e falava igual um marginal já não sei o que fazer estou sendo lezado pela casas Bahia quero meu dinheiro de hoje de volta são quase 1700 pro ralo, quem vai resolver meu problema?”
As reclamações acima são públicas e constituem apenas algumas das diversas reclamações de concessionárias de Telefonia, TV a cabo, Banco e Lojas On-Line.
Se você está sendo cobrado indevidamente, consulte um advogado para resolução do caso.
Advogado Sérgio dos Santos
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